Musculação e Emagrecimento

Qual a melhor modalidade de exercícios para ganhar Músculos?
O treinamento de força dinâmica (exercícios resistidos), conhecido por muitos como musculação ou treinamento para hipertrofia muscular.

Por que?
Um fator importante que provoca a redução de peso é manter o balanço calórico negativo, ou seja, gastar mais calorias do que ingerir (dieta).
A musculação e o treino hipertrófico de alta intensidade, proporcionam um gasto calórico bastante elevado comparado a outras modalidades.
Os exercícios que englobam grande quantidade de músculos (multi articulares), como por exemplo: agachamentos, leg press, supinos, avanços, passadas, puxadas, etc, são os mais indicados para essa finalidade.
Além da escolha certa dos exercícios, o controle das variáveis de treinamento como tempo de recuperação, cadência, carga, séries e repetições (volume e intensidade) são também de fundamental importância para o processo de emagrecimento.
Outro fator de extrema relevância é o aumento da taxa metabólica basal através do aumento da massa muscular.

O que seria isso?
A taxa metabólica basal (TMB) é a quantidade de energia (kcal) que seu corpo gasta diariamente para manutenção de suas funções vitais. Por exemplo: um aumento de 1,5 kg de massa magra em um indivíduo de 100 kg que tenha 20 % de gordura acarretaria um aumento de 7% na TMB (Taxa Metabólica Basal), onde 15 % a mais de calorias seriam necessárias diariamente para sustentar esse aumento da massa muscular.
Com esse aumento da TMB, aliado a uma dieta balanceada o corpo mobiliza mais gordura em repouso.
A musculação tem se mostrado uma excelente opção quando se trata de emagrecimento, sendo superior a outras modalidades, pois quando bem orientada, é uma atividade física segura.
Uma pessoa com sobrepeso pode realizar os exercícios sem o que isso venha comprometer sua saúde, evitando lesões ósseas e articulares comuns em indivíduos praticantes de outras modalidades esportivas.
Os exercícios resistidos também proporcionam uma melhora do sistema cardiovascular que é muito comprometido devido ao excesso de gordura intra visceral causado pela obesidade, o que também gera aumento da hipertensão arterial.

A musculação melhora a elasticidade das paredes das arterias gerando assim uma melhora do sistema cardiorrespiratorio e a diminuição da gordura intra visceral com o emagrecimento.

Então com todos esses beneficios e vantagens, a musculação orientada por um profissional capacitado é uma maneira poderosa, eficiente e segura de se promover o emagrevimento saudavel.

 

Rodrigo Mangini

Cref/BA 4953

Siga-me nas redes sociais:

Gostou do post? Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Google+

Rodrigo Mangini

Sou licenciado em Educação Física pela Universidade Católica de Salvador, Bahia – Brasil. Tenho mais de 20 anos de experiência com musculação e prescrição de treinamento físico individualizado, sempre prezando pelo bem estar e bons resultados dos meus alunos.

Siga-me nas redes sociais: